[Resenha] It - A Coisa





Sinopse: Junho de 1958, Derry, pacata cidadezinha no Maine. Início das férias de verão. Para Bill,  Richie, Eddie, Stan, Beverly, Mike e Ben, sete crianças que pouco antes do verão, se tornam amigos inserparaveís. Um tempo em que vão descobrir a amizade, o amor, a perda, o medo e a dor. Será um ano inesquicivel, Terrivelmente inesquecivel. O ano em que vão conhecer a Coisa, um  ser com um apetite especial por crianças.

Maio de 1985. O tempo passou deixando suas marcas em cada um deles, já não são mais crianças. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry. Precisam se unir novamente. A coisa vai atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma, só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derryn só eles podem vencer a Coisa.






Titulo Original: It
Autor:  Stephen King
Páginas: 1102
Acabamento: Brochura
Selo/Editora: Suma de Letras

Classificação: 5/5

Comentário: "It" refere-se ao gênero neutro que normalmente é usado para representar seres inanimados,animais ou objetos.

Li esse livro por influência de um amigo totalmente viciado no King. Um pouco reticente, já tinha lido Carrie, mas esse parecia muito mais assustador.

A história se passa em 1958. O começo é bem esquisito e acabou me deixando um pouco perdido, porém, foram só as primeiras páginas. O livro começa com George, um Barquinho e seu irmão Bill Gago, e o Palhaço Pennywise não demora a aparecer. Algo que me deixou muito curioso é que o livro tem esses lapsos de tempo, vai do passado pro presente e acaba te deixando num suspense terrível, já que a história parece um grande quebra-cabeça. Logo que isso aconteceu, achei que o livro era totalmente focado no palhaço, que ele era o vilão e tudo, e não demorei a achar que o Penny ia aterrorizar a cidade toda de Derry.
" Eles flutuam - rosnou a coisa - eles flutuam, Georgie, e quando você estiver aqui embaixo comigo, também vai flutuar..."
Bem, eu estava errado, o livro em si é totalmente focado nos seus personagens, cada um deles com seus obstáculos, e é muito legal ver como a amizade dos sete progride: Bill, Beverly, Ritchie, Eddie, Ben. Stan e Mike.  E acreditem, demora um 'pouquinho' para a amizade deles se formarem (se você for alguém muito curioso ou sem paciência, pule este livro) até porque o livro tem QUATRO interlúdios (QUATRO!). Quando chegou ao terceiro, minha paciência estava pelas tampas já, o livro era ótimo, mas a curiosidade é grande demais.

Também dá para notar como a escrita do King é boa, ele conseguia me envolver muito fácil (tenho orgulho em dizer que li todas as páginas, sem pular e nem procurar spoilers) e talvez seja porque já era bem tarde. Mas quando chegou lá pela página 200 e pouco, eu estava com um certo medinho, mais paranoia que medo na verdade, já estava lendo a algumas horas, e quando vi... Estava sozinho no 1º andar aqui de casa, e não demorou muito pra descer correndo pra onde tinha gente.
E se perguntam, de quem mais gostou? Acho que do King.

Sério, depois desse livro, pra mim ele está em um novo patamar.

Outra coisa interessante é quando o livro vem pro presente, passa a vida dos sete já adultos (38 anos) e o quanto viver em Derry os afetou, nem falo do Pennywise, da múmia, do leproso, do pássaro ou das crianças na torre de água. O problema mesmo é Derry, ô cidadezinha e o fato de que abordam temas como a Segregação Negra e como os personagens agem em pleno anos 50, mas não só isso, também vemos personagens de várias épocas diferentes e como eles se comportam perante as situações impostas pelo autor, e conforme a historia vai indo, você fica com as duvida:

O que é a Coisa?

E o pior, é que passei todo o livro  me correndo com essa dúvida, e quando finalmente descobri pensei: AH! então isso é a coisa...

A resposta é tão simples que chega a ser boba. Após terminá-lo percebi algo, já sabia que o King tinha dito que não havia gostado do filme. Eu nunca assisti, mas concordo, o livro é muito focado em como os personagens se sentem e um filme não consegue dar esse ponto de vista para os telespectadores.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top