[Resenha] 1 litro de lágrimas



Sinopse: Aya é uma menina de 15 anos, filha de uma família simples. O pai possui uma loja de tofu, a mãe é higienista e tem três irmãos, Ako, Hiroki e Rika. Entretanto, a vida de Aya vai, aos poucos, mudando, ao perceber que tem levado tombos freqüentemente e anda de um modo estranho. A mãe, Shioka, pede para que Aya vá ao médico para ser examinada.

O médico informa que Aya tem degeneração espino cerebelar - uma doença que deteriora o cerebelo gradualmente até o ponto que o doente não possa andar, falar, escrever, ou comer. A doença não afeta a mente nem a memória. A partir daí começa uma luta desesperada de sua família e amigos à procura de uma chance de cura para Aya.


Titulo: 1 Litro de Lágrimas (1リットルの涙, Ichi rittoru no namida
Gênero: Escolar, Romance, Drama
Nº de Episodios: 11 
RedeFuji TV
Ano: 2005

Classificação: 5/5

Comentário: Essa dorama, definitivamente é um clássico e arrisco dizer que a mais popular aqui no oriente, tendo como base quase 2 milhões de cópias vendidas no Japão. A história da trama é real, talvez por este motivo prende tantas pessoas. Aya Kito nasceu no dia 19 de julho de 1962, e morreu 23 de maio de 1988.



O livro 1 litro de lágrimas, é o diário da garota com uma doença terrível, chamada Degeneração Espino cerebelar. Esta doença "retarda" o corpo, porém seu cérebro continua intacto, é como se ela quisesse levantar o braço, e o braço não obedece, é uma doença progressiva, o tempo passa e a capacidade de andar, falar, se torna cada vez mais difícil até se tornar impossível. Esse livro se trata do diário que Aya começou a escrever quando descobriu a doença, nele vemos mais de perto a agonia, medo de incomodar as pessoas, culpa que ela sentia por ter essa doença, e acima de tudo, a esperança e vontade de viver que havia nela. 


“O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.” (últimas palavras de Aya em seu diário).

O mangá 1 litro de lágrimas me surpreendeu, mas pelo motivo contrário do livro e dorama. Estranho, pois ambos são da new pop (O mangá é horrível) não só pelos traços serem ruins, e o preço ser salgado (como a maioria da new pop), mas porque está incompleto. Não quero dar spoiler, porém, é como se o mangá terminasse no meio da história. Se alguém leu, deixe nos comentários falando o que achou.



Sobre a dorama:

Essa é Aya Kito, protagonizada pela atriz Erika Sawajiri (que fez um ótimo trabalho). No começo, a dorama mostra como Aya se dava bem com todos, e adorava esportes, ajudava seus pais na loja de tofu, tinha mais três irmãos, e era a ´boazinha´, os sintomas da doença apareceram quando quedas se tornaram frequentes, e sua mãe muito preocupada e atenciosa com os filhos procurou um médico.


Asou Haruto (Ryo Nishikido) nas primeiras cenas parece um adolescente revoltado e anti social. Conhece Aya quando ela cai da bicicleta no caminho da escola, quando ia matar aula, mas acaba a ajudando e sendo aprovado na escola. No decorrer da dorama, ele se torna seu melhor (e único) amigo, e seus pais são totalmente contra seu envolvimento com Aya, pois sabiam que a garota iria morrer. Mas no coração não se manda, né? 

1 Litro de lágrimas ganhou um especial, mostrando como ficou a vida deles depois da partida e Aya, e é interessante notar como ela influenciou a vida das pessoas.

A mãe de Aya (Ikeuchi Shioka) se mostra muito forte. Apesar de ter seus "baixos", nunca deixou a filha sozinha ou desamparada e não se mostrava triste na frente dela. Inclusive na história real, quem teve a iniciativa de publicar os mais de 40 diários que Aya escreveu, foi Shioka. Seu pai (Ikeuchi Mizuo) Sempre do tipo brincalhão, não tenho muito o que falar dele.. Pois não acho que sua participação tenha saído do padrão do "pai". Rika é sua irmã pequenininha, provavelmente ela era uma criancinha quando Aya morreu. No especial a mostra  grande, usando o mesmo uniforme escolar que era de Aya.

Hiroki, o único filho homem da família, provoca muita raiva no momento que humilha (sem querer) Aya em publico devido sua doença, e dá para sentir na pele o sentimento horrível do desprezo das pessoas.  Ako, a irmã mais encrenqueira e competitiva, era a filha rebelde, e por muitas vezes sentia inveja de Aya, tendo a falsa ilusão que era segunda opção dos pais, sem saber da séria doença da mesma, e por muitas vezes defendeu a irmã e virou enfermeira junto com Asou-kun graças a Aya, .

Um dos momentos mais frustantes, é quando um garoto a chama para passear, e quando sabe de sua doença não comparece, deixando a pobre esperando por horas na chuva.
Em um casamento de familiares é de cortar o coração quando Aya, já numa cadeira de rodas, pergunta aos pais se ela iria se casar um dia.

Essa j-drama é muito pesado, e você precisará de no minimo um litro de lágrimas para chegar até o final.
Quando comecei a assistir, antes de dar play no primeiro episódio, pulei para o ultimo para ver se era tão triste igual todos falavam, e achei um lixo, porém, depois de assistir a TODOS, cheguei ao ultimo... Chorei igual uma condenada (risos). 


A vida de Sawajiri (A atriz que interpreta Aya) foi negativa pouco depois da dorama, pois foi associada a coisas ruins, como a troca constante de namorados, uso de cigarros desde seus 15 anos e o modo de tratar os amigos, conhecidos e reportes. Entrou na lista de MAIS ODIADA no Japão, perdendo quase todos os contratos e parcerias. Seu ultimo trabalho foi o filme "Helter Skelter" em 2012. Nele, sua personagem é completamente diferente de Aya, sendo gananciosa, famosa, invejosa, com apelos sexuais em muitas cenas e mostra como ela é uma atriz incrível, e o final do filme é surpreendente. Esse vídeo mostra como Erika se comportava e... Acho que não preciso dizer mais nada haha.



A trilha sonora de um litro de lágrima, é pequena porém se encaixa perfeitamente em cada cena, sendo elas:
 
Sangatsu Kokonoka, Remioromen
Only Human
Konayuki, Remioromen

(Vale a pena conferir a tradução dessas músicas)




Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top