[Resenha] Another



Sinopse: Já ouviu falar da Misaki? Ela estava na nona série, classe 3. Isso aconteceu há 26 anos. Ela era popular desde a sétima série. Ela era inteligente, bonita e tinha uma ótima personalidade. Tanto os professores quanto os alunos adoravam ela. Mas, logo que começou a nona série, a Misaki morreu. Fiquei sabendo que foi num acidente. É claro que todos ficaram chocados. Até alguém dizer aquilo... Ele apontou para a mesa da Misaki e falou: A Misaki não está morta. Ela está bem ali”.

Autor: Yukito Ayatsuji
Direção: Tsutomu Mizushima
Gênero: Mistério e Horror
Produtora: P.A. Works
Exibição Original: 10 de janeiro de 2012 – 26 de março de 2012
Número de episódios: 12


Classificação: 4/5

“Another” é um anime de mistério e terror que nos mostra a história da maldição da classe 3 do nono ano. Logo no início, é introduzido o ponto inicial da maldição: a morte de Misaki Yomiyama, uma aluna muito querida por todos daquela sala no ano de 1972, e que seus mestres e companheiros de estudo, inconformados com a morte da estudante, agem como se ela ainda estivesse viva e misteriosamente, ela aparece na foto de formatura da sala. Desde então, sempre há um morto na turma, e o mesmo não sabe disso, apenas não possui lembranças anteriores a sua morte e assim, várias delas acontecem regularmente e misteriosamente, podendo ser um aluno - da classe 3 do nono ano - ou algum parente próximo de um deles. Para tentar evitar a calamidade, a classe se reúne e escolhe um entre eles. O tal é ignorado completamente para suprir a existência do estudante extra (o morto).

      Após a introdução, dá-se início a história de Sakakibara Kouichi, que vindo de Tokyo chega a Yomiyama - a cidade natal de sua mãe já falecida - em 1998 para morar com seus avós devido ao trabalho do pai, 26 anos após o início da maldição. Ele possui problemas pulmonares e está no hospital para exames, e estranhamente, alguns colegas de sua classe da nova escola vão visitá-lo e agem de maneira um tanto quanto suspeita. Ainda no hospital, ele vê pela primeira vez Misaki Mei, que naquele ano é a aluna ignorada por todos. No desenvolver da história, ele busca saber o porquê dele ser o único capaz de “ver” Mei e isso resulta em ele sendo o segundo aluno ignorado, pois a calamidade se iniciou e mortes extremamente anormais aconteceram. E é assim que a história se desenvolve: em torno dessa maldição, pela busca para interrompê-la e a descoberta da pessoa que está morta naquela classe.



É um dos únicos animes que me fez sentir realmente um pouco de medo. É a união do suspense da cena, com uma música que te deixa realmente aflito. Há um enredo que, mesmo com você sentindo certo receio, te faz querer ver e saber o que vai acontecer, e não te permite fechar os olhos ou tapar os ouvidos. É algo que realmente te prende. A história se desenvolve de uma maneira que te faz ter diversas suposições sobre quem é o morto, quem é o causador daquilo tudo, e acredite, você vai se surpreender com a resposta! E para ajudar, temos a trilha sonora que é completamente coerente com o gênero, que te proporciona diversas sensações ao longo da trama (medo, dúvida, nervosismo, aflição, entre outras).

          Além de efeitos sonoros e do enredo, o cenário é um ótimo companheiro para o mistério. Yomiyama é uma cidade japonesa interiorana, e é tudo muito parado, calmo até demais... A escola não é de alto nível, condiz com a cidade que se localiza. Cada cenário diferente encaixa-se perfeitamente com a cena. Um dos que mais surpreende é o estúdio de bonecas da mãe de Mei, onde Kouichi vai a sua procura diversas vezes... As bonecas por si só já são de arrepiar! Há algumas cenas em que você realmente pode se decepcionar e esperar mais, porém, há outras que compensam essas com todo o mistério e horror do anime.

        Como personagens principais temos: Sakakibara Kouichi (dublado por Atsushi Abe) e Misaki Mei (dublada por Natsumi Takamori). Kouichi é um garoto simples, curioso e questionador. Ele é órfão por parte materna e se muda para a casa dos avós devido às viagens do pai para fora do país. A princípio, o pessoal da classe 3 não conta-lhe o porquê de ignorarem Mei, e assim ele pensa que ela é algo anormal. Por fim, ele se aproxima cada vez mais dela e se tornam aliados na busca de respostas para o fim dessa maldição. Misaki Mei é a aluna ignorada e por si só possui um ar de mistério. Ela utiliza um tapa-olho que esconde seu olho falso feito por sua mãe, que trabalha confeccionando bonecas, as quais você com toda certeza achará que são macabras. Devido a esse olho diferenciado, Mei é capaz de ver certas coisas que uma visão normal não permite, e é algo crucial para o desfecho.


           Fora Mei e Kouichi, temos os demais estudantes, os professores, os avós e a tia de Kouichi, cada um com seu papel de relevância no contexto, em especial a tia do garoto (Mikami Reiko), e um grupo seleto de estudantes, os mais próximos de Kouichi (Teshigawara Naoya, Kazami Tomohiko, Mochizuki Yūya, Akazawa Izumi e Sakuragi Yukari). O traço dos personagens e do cenário são muito bons, definitivamente me agradou.
O anime é extremamente surpreendente. Um mistério leva a outro e felizmente, há uma solução em seu desfecho após o ápice da calamidade, descobertas mal interpretadas e atitudes impensadas. Para quem gosta de animes de horror e mistério, “Another” é minha primeira indicação, vejam e surpreendam-se!


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top