[Resenha] Olhos do Destino - Semana do Livro Nacional

Sinopse: Os sonhos de infância de Leonard foram destruídos após a morte de seu pai, um exímio fotógrafo. Ele sonhava em comprar uma moto e poder, junto de seu pai, viajar pelo mundo e fotografar as belas paisagens que cercam o condado de Somerset, Inglaterra.

Amparado por um velho amigo, senhor Gregory, a quem sempre considerou como um segundo pai, Leonard continuou o seu legado fotografando o mundo, mas sua vida dá uma reviravolta quando conhece dona Merriê uma importante fotógrafa que o ajuda a ter seus trabalhos reconhecidos.

Num dia típico, as películas de seu coração foram marcadas ao se apaixonar por Maria, uma jovem cabeleireira. Mas um acidente inesperado pode colocar tudo o que conquistou em jogo, e Leonard deve fazer uma difícil escolha: deixar para trás seus sonhos e viver dentro de uma “escura redoma” ou fugir e viver se sentindo culpado por ter arruinado a vida de quem mais amou.


Autor: André C. S. Santos
Páginas:
168
Acabamento:
Brochura
Editora:
Pandorga

Classificação: 3/5

Comentário: Em comemoração à Semana do Livro Nacional, trago aqui a resenha de um ator nacional (Jura, Ana?). Em uma das promoções da Saraiva, fui olhando a sinopse de cada livro que estava na lista e dentre vários, esse foi um dos dois que mais me chamou a atenção. “Olhos do Destino” é a estreia do autor André C. S. Santos no gênero romance e conta a história do fotógrafo e sonhador Leonard, um rapaz que após perder o pai, embarca em busca de realizar seus sonhos e no meio disto seu caminho se cruza com Maria, a cabeleireira do salão da dona Chiang, uma coreana rígida e que vive com medo da imigração. Porém, assim como na vida de todas as pessoas, ninguém pode prever as ações do destino e o que isso irá acarretar em nossas vidas. Leonard, certamente nunca imaginou que o destino iria se encarregar de fazer com que ele tomasse a decisão mais importante de toda a sua vida.

"Logo quando Leonard completou seus oito anos, seu pai, James, um exímio fotógrafo, levou-o pela primeira vez para viajar de moto. Foi quando seu fascínio pela velocidade, liberdade e sensação do vento batendo em seu rosto acenderam um desejo adormecido: comprar a melhor moto do mundo e poder pilotar junto com seu pai"

Além de Leonard, Maria e D. Chiang, temos também mais personagens que marcam a trajetória desta história: Sr. Gregory, um senhor que sofreu as consequências da Segunda Guerra e que após a morte de James, –pai de Leonard- assumiu o papel de conselheiro e de segundo pai na vida do jovem; Dona Merriê, uma fotógrafa renomada que se dedicou à fotografia após a morte do marido e que ajuda Leonard em sua jornada em busca do reconhecimento profissional, e por último temos Thomas, editor chefe de uma revista conhecida e também é irmão do nosso protagonista e assim como Merriê, auxilia seu irmão em busca dos seus sonhos. No total, se formos comparar com a maioria dos livros que lemos, este não possui muitas personagens, mas cada um deles exerce uma função primordial e relevante na história. Caso algum deles não estivesse na obra, provavelmente a mesma ficaria com um buraco em seu enredo.

                A escrita deste livro está em terceira pessoa, mas o foco principal é Leonard, embora em alguns momentos, o foco se dirija para Maria ou Gregory e Merriê. Talvez seja por isso – ou não – que em determinados momentos sentirmos que alguma certa emoção esteja faltando, ou também pelo fato que é o primeiro romance escrito pelo autor, mas isso será abordado um pouco mais para frente. A escrita é a mais simples o possível, com nenhuma palavra que não seja de entendimento comum para todos e sua linguagem é informal, porém, não há o uso de gírias. É uma leitura leve e relativamente curta, já que possui 168 páginas, incluindo nessa contagem o prefácio e as notas do autor, fora que há um bom espaçamento entre as linhas, tornando a leitura menos cansativa para quem for ler de uma só vez.

"Em um empurrão de Maria, ele deu alguns passos para frente, e as centenas de pessoas começaram a aplaudi-lo. Leo estava branco, sua boca estava seca, e num gesto humilde, acenou para todos enquanto caminhava até o palanque."

O livro é leve e romântico, porém ele também possui algumas “pitadas” de drama em algumas passagens. Não é uma história que você lerá e realmente ficará muito surpreso com o andamento do mesmo, pois se você é um bom leitor, certamente já terá visto algumas obras e até mesmo Fanfics semelhantes a esta. Mas jamais vamos desmerecer a lição que este, assim como vários outros livros, passa: Quem ama, faz de tudo pela pessoa amada e se sacrifica em prol da felicidade da mesma, mesmo que isso custe tudo aquilo que você sempre sonhou em sua vida.  Este livro é lindo por esse motivo: Leonard se encaixa perfeitamente nesse tipo de pessoa e é capaz de tudo por Maria, até mesmo sacrificar seus sonhos por ela.

"Leonard arrumou delicadamente os cabelos de Maria, fazendo um carinho em seu rosto, ela sorria feliz. Depois de tanto tempo, não tinha mais por que esconder seus sentimentos."

O desfecho, em minha opinião, é um pouco vago e teria espaço para uma continuação. Não é algo concluído, eu virei outra página pensando que tinha mais história, porém não encontrei nada. Se você levar no pé da letra o final escrito, chegará a uma conclusão em relação a ele. Se você é um fã de romance talvez fique decepcionado ou então MUITO emocionado, depende do ponto de vista de cada pessoa. Resumindo: É um romance leve, muito bonito e com um enredo muito bem trabalhado, embora em certos momentos falte um pouco de emoção nas passagens. Porém se você está estressado ou querendo ler algo um pouco água com açúcar (no melhor sentido), recomendo a leitura do livro.


Beijos, boa leitura e feliz dia dos Livros Nacionais !!!

P.S: Sou apaixonada por essa capa. <3 Além da sinopse, esse rolo de filme em forma de coração foi um dos motivos que me fizeram comprar esse livro.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

1 comentários :

  1. Um livro curto que tem muito a dizer
    ja estou seguindo
    http://omagodocondado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Scroll to top