[Resenha] - "Quem é Você Alasca?" de John Green

Quem é Você, Alasca?
Editora: WMF Martins Fontes.
Título Original: Looking for Alaska.
Autor: John Green.
Páginas: 240.
Classificação: 4/5 estrelas.


Bem, este é o terceiro livro do John Green que leio e o escolhi para buscar conclusões sobre o escritor, já que eu gostei muito de Cidades de Papel e não vi nada demais em A Culpa é das Estrelas. E esperava deste, pela sinopse, que já se tratava de um outro drama.

"O Primeiro Amigo, A Primeira Garota, as Últimas Palavras."

 Certamente me enganei e encontrei diversas características da escrita do John Green que me conquistaram. Sua forma de misturar drama, comédia e aventura fluiu suavemente em minha cabeça e fez com que eu devorasse as páginas com muito entusiasmo.

Nesse livro temos Miles "Gordo" Halter como protagonista, um adolescente normal que vivia uma vida comum e solitária até ingressar em um internato e conhecer as duas pessoas que mudarão completamente a sua vida. E ele gosta de colecionar algo inusitado, as últimas palavras de personalidades da história.

 Em busca de seu "Grande Talvez", na sua nova escola ele conhece Chip "Capitão" Martin, seu colega de quarto com quem inicia uma grande amizade e logo é apresentado a Alasca Young, uma garota atraente e inteligente que tem a própria maneira de encarar a vida, e que imediatamente desperta a paixão de Miles.

A temática e cenários do livro foi o que mais me chamou a atenção, o ar ensolarado, um internato diferente e as disputas dos grupos que lá acontecem e, principalmente, seus personagens bem construídos. Apesar de sentir uma certa semelhança entre o grupo de amigos desta história com os personagens centrais de Cidades de Papel, me incomodou o fato de Alasca ter seu ar misterioso e problemático, ninguém a conhecia realmente e isso acabou tornando-se uma incógnita durante a história.

O livro é dividido entre o antes e o depois do marco da história e confesso que desde o começo imaginava o que seria, por isso não foi uma surpresa. Mesmo assim, a ótima narrativa faz com que fiquemos instigados e ansiosos pelas ações dos protagonistas, torcendo por eles a cada momento.

As diversas citações apresentadas são algo que contribuem muito. John nos faz refletir a todo momento sobre nossas escolhas e o que nós jovens buscamos para nos realizar, fugindo dos padrões de histórias adolescentes, o que acabo considerando uma das grandes qualidades do escritor.

Definitivamente recomendo o livro, há algo que nos acrescenta quando fechamos as páginas. Com certeza está nos meus favoritos!

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top