Sinopse: A trama gira em torno de Gomez, um personagem bidimensional
que vive em um mundo 2D plano, certo dia, ele encontra um misterioso cubo
chamado "Hexahedron" e logo em seguida recebe um chapéu Fez no qual
lhe permite ver um mundo tridimensional a sua volta. Assim que Gomez começa a
explorar sua nova habilidade, o “Hexahedron” de repente se divide em 32 pedaços
e explode, fazendo com que o mundo ao seu redor falhe (e reinicie como um
computador antigo). Depois do jogo reiniciar, Gomez acorda e descobre que ele
agora pode explorar o seu mundo em três dimensões. Em seguida, um hipercubo
flutuante explica que ele tem de recolher os fragmentos do “Hexahedron”, que
foram espalhados por todo o mundo, antes que o mundo seja dividido.
Diretor: Phil Fish
Desenvolvedora: Polytron Corporation
Gênero: Puzzle/Plataforma
Plataforma: XBOX360, Windows (via
Steam), Ouya e Playstation 3
Compositor: Rich Vreeland
Classificação: 5/5
Muitos problemas acompanharam o desenvolvimento de FEZ, mas isso não
impediu Phil Fish de fazer o jogo mais colorido e vibrante que eu já vi. Com
uma proposta muito interessante de transformar o 2D em 3D, você rapidamente se
vê fisgada por ele e suas inúmeras fases. A jogabilidade é simples e fácil, com
duas teclas você muda as dimensões e com as outras seu personagem anda, pula e
se agarra, só isso.
A criação dele foi conturbada demais. Inúmeros atrasos que irritaram
muitos gamers ao longo do mundo, problemas na primeira apresentação dele em uma
feira de jogos, problemas na justiça com o outro criador que saiu no meio do
projeto, como foi visto no documentário Indie
Game – vejam esse documentário!- esses inúmeros jogadores estressados com
Phil o fizeram desistir de FEZ II e do mundo de games.
FEZ é lindo. Uma obra de arte em formato de um jogo, o céu que vai
mudando de cores, as árvores com um verde vibrante, as paredes de cores
variadas, se você viu Indie Game sabe
que cada pixel dele foi colorido lentamente e com muito cuidado, partes onde
uma linha de pixels é mais fraca ou há apenas um pedaço de grama fazem o jogo
ficar mais bonito ainda. A trilha sonora é incrivelmente boa, com músicas
calmas que me remetem as músicas de jogos da minha infância, e essa é
justamente a intenção do jogo ao todo.
Como todo jogo de plataforma tem a sua dificuldade, algumas fases irão
fazer com que você pense em como irá chegar em tal lugar ou o que você tem que
fazer para pegar o pedaço do “Hexaedron”
que está em um lugar onde em uma dimensão é impossível, mas se você muda-la
achará a forma de chegar nele.
Se você tiver a chance de compra-lo na Steam, compre-o. Irá valer a
pena.
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