[Resenha] - Kill All Enemies de Melvin Burguess







 
Sinopse: Se você tem 15, 20, 45 ou 70 anos e está com este livro nas mãos, você está com sorte. Porque este é um belo livro, capaz de arrepiar, emocionar e fazer pensar. Estamos falando de emoção pura, à flor da pele, provocada pelas histórias de Billie – a menina sem pai nem mãe, boa de briga, que enfrenta o mundo na base da porrada –, de Rob – o gordinho boa-praça, fã de heavy metal, atormentado pelo padrasto em casa e pelo bullying na escola – e de Chris – o cara rebelde, em pé de guerra com a escola e que odeia fazer lição de casa. Depois de conhecer o dia a dia desta turma, é difícil imaginar como tantas coisas erradas, tanta tristeza, revolta e angústia cabem nos corações de pessoas tão jovens. Eles estão perdidos em meio a conflitos sem saída: pais controladores ou violentos, mães ausentes ou alcoólatras, mais preocupadas com namorados vagabundos do que com os filhos. Melvin Burgess conduz com maestria esta história pungente e verdadeira. Mostra como jovens que recebem do mundo toda a maldade que ele é capaz de proporcionar – de abandono e desprezo até violência sexual – insistem em sobreviver, amar e ser generosos. Generosidade. Esta é a palavra-chave que define esta obra magnífica. Se por um lado Burgess mostra a face escura, oculta e sórdida das relações familiares, por outro deixa uma porta luminosa aberta para a esperança.


Editora: L&PM Editores.
Tradução do Título: Mate todos os inimigos.
Autor: Melvin Burguess.
Páginas: 262.


Classificação: 5/5 estrelas

 Sabe aquele livro que te faz se interessar já pela capa e o pequeno trecho de uma sinopse? E você mergulha dentro da história? Esse é Kill All Enemies do autor britânico Melvin Burguess.

O livro trata de um assunto que nos inspira a olhar ao nosso redor e perceber o quanto adolescentes sofrem com a sensação de não se encaixarem no mundo, o quanto estamos perdidos e tentando nos encontrar durante essa fase.

Alternando a narração pelos três personagens principais através de seus pontos de vista, vemos a história de Bob, um garoto gordinho, que é constantemente agredido pelos seus colegas de escola e que, abandonado pela mãe está agora sob cuidados de seu padrasto autoritário. Apesar disso, é um garoto corajoso que não mede esforços para defender quem ama. Chris, incompreendido pelos pais, é rebelde e odeia estar na escola ou fazer lição de casa, ele somente deseja sua independência e tomar as decisões de sua vida. E Billie, a garota mais perdida entre os dois, que abandonada pela família, resolve tudo com agressão e está sempre fugindo dos problemas, ao ponto de estar sendo quase detida pela policia.

Com cada uma dessas diferenças os três acabam se aproximando em determinados momentos da história. A ação e os acontecimentos com cada personagem me fizeram se angustiar e querer protegê-los, torcendo para que algo finalmente desse certo na vida deles.

Melvin encontrou um ritmo muito prazeroso de desenvolver sua história sem ser cansativo ou confuso, tornando sua história muito real, abordando assuntos pesados, não economizando nisso. Ele nos lembra que essa é a realidade que muitas pessoas vivem, com problemas tão reais que podem ser encontrados em quaisquer lugares. E essas são uma das caraterísticas que torna Kill All Enemies em um excelente livro.

Recomendo. É uma obra que nos faz refletir e talvez sentir o que muitos jovens sentem ao passarem por essas situações.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top